Favela é isso aí

Conjunto Ziláh Spósito
Conjunto Ziláh Spósito

Histórico

Conjunto Ziláh Spósito

O Conjunto Zilah Spósito foi criado em 1991 em uma área que foi dividida em lotes pela Urbel para fins habitacionais. Segundo moradores mais antigos, o local teria sido doado pela dona da Fazenda, chamada Ziláh Spósito, para construção de casas populares. Os moradores vieram de áreas consideradas de risco nos bairros Estoril, Mineirão, Jardim Leblon, São Rafael, Taquaril, Alto Vera Cruz, Lixão e, principalmente, das margens do córrego Sarandi, no bairro Itatiaia. Algumas famílias moradoras de rua também foram assentadas no conjunto.

Os primeiros barracos eram de lona, mas após dois anos de ocupação houve um incêndio que destruiu tudo. Nessa época o conjunto era conhecido como capa preta. Segundo Joaquim Ubirajara, um dos moradores, eles se mobilizavam para que o governo disponibilizasse recursos para a construção das casas. De acordo com a Urbel, a comunidade era organizada, eles realizavam assembléias diariamente. Não existia uma associação, mas uma equipe de negociação, formada por dez moradores.

Após muita negociação os moradores receberam as casas semi-prontas. Hoje o conjunto conta com escolas públicas, linhas de ônibus e creche.

PDFs

    Calendário
    Festa Mês Dia Local
    Festa Junina Junho -- R. Carnaúba / Igreja Santa Luzia
    Girassol Agosto -- Centro Cultural Zilah Spósito