“Favela é Isso Aí” promove 2º Festival Nacional de Vídeos – Imagens da Cultura Popular Urbana

O principal objetivo da iniciativa é promover a produção e a circulação, provocando, assim, a discussão acerca do conteúdo audiovisual produzido nas vilas, favelas e comunidades de baixa renda. O festival busca ainda contribuir para incentivar o intercâmbio e também promover uma reflexão sobre a diversidade cultural existente nas periferias. 
 
A 1ª edição do festival, realizada em 2008, apresentou 38 filmes e contou com a participação de representantes de 9 estados brasileiros.
 
Este ano, o festival é realizado sem patrocínio, mesmo assim mantém os prêmios e a vinda dos realizadores de todo o país. “O festival é muito importante em vários aspectos: de um lado, como oportunidade para que uma série de projetos sociais, coletivos artísticos e produtores das periferias mostrem sua produção, que, aliás, é crescente e consistente. Por outro lado, é um festival que integra o Brasil todo, que se insere na linha dos festivais de realizadores populares, como o Visões Periféricas, no Rio de Janeiro, o CINECUFA, em Brasília e o KinoOikos, em São Paulo.”, explica Clarice Libânio, coordenadora da ONG.
Os filmes selecionados para esta 2ª edição retratam temáticas relacionadas ao cotidiano das comunidades periféricas ou foram desenvolvidos a partir de oficinas e projetos socioculturais realizados em vilas e favelas.
 
Na programação, serão exibidas produções de diversos gêneros audiovisuais, como ficção, documentários, videoclipes, rap-reportagens e ainda outros formatos inovadores. Todas as sessões possuem entrada franca e serão realizadas na sala 3 do Usiminas Belas Artes Cinema (Rua Gonçalves Dias, 1.581 – Lourdes) e também em diversas comunidades da capital mineira. Depois de passar por Belo Horizonte, o festival será levado para cidades como Betim, Sete Lagoas, São Paulo, Curitiba e São José dos Campos, entre outras.  
 
Para a Mostra Competitiva, foram selecionados ao todo 47 filmes, vindos de vários estados brasileiros, incluindo também um representante do Paraguai.  Haverá ainda, uma Mostra Paralela, onde serão exibidos, além de quatro vídeos produzidos pela equipe Favela é Isso Aí, os filmes: Mundo Colorido, de Rodrigo Villas Boas; Crônicas de um fato comum, de Paulo Silva; Homens, de Lúcia Caus e Bertrand Lira e o documentário Lingston, de Bernand Belisário, este último realizado durante uma oficina oferecida pela Fundação Municipal de Cultura para jovens das comunidades de Belo Horizonte.
 
PrêmiaçãoSerão distribuídos quatro prêmios, no valor de R$1.500,00 cada, com o intuito de fomentar e incentivar o desenvolvimento de novas produções de conteúdo audiovisual nas comunidades. Haverá votação popular durante as sessões, contribuindo para democratizar a escolha dos melhores filmes.
Além da premiação para os primeiros colocados, os vídeos selecionados ainda serão exibidos na programação das mostras itinerantes do Festival, em vários centros culturais de Belo Horizonte. Caso seja de interesse do realizador, as obras ainda poderão ser disponibilizadas para visualização e download gratuito no site www.favelaeissoai.com.br
 
Favela é Isso Aí
A ONG, fundada em 2004, surgiu a partir do Guia Cultural de Vilas e Favelas, idealizado pela antropóloga Clarice Libânio, coordenadora da instituição. O objetivo é valorizar a arte e a cultura produzida nas vilas e favelas. Foram pesquisadas para o Guia Cultural as 226 vilas, favelas e conjuntos habitacionais de Belo Horizonte. Dentre as ações empreendidas pela ONG cita-se o programa de rádio “Favela é Isso Aí“, transmitido aos sábados pela Rádio Inconfidência FM; o projeto Banco da Memória, voltado para documentação e divulgação da história, artistas e equipamentos socioculturais das comunidades; o Estúdio Favela é Isso Aí, espaço dedicado à produção e gravação de trabalhos de artistas locais, além da Agência de Notícias e de uma editora de livros. Mais informações no site www.favelaeissoai.com.br
 
Serviço:
Festival Favela é Isso Aí – Imagens da Cultura Popular Urbana
Datas: 09, 10, 11 e 12 de dezembro –  quarta, quinta, sexta e sábado
Local: Usiminas Belas Artes Cinema – Rua Gonçalves Dias, 1.581 – Lourdes
Horários das sessões: 19h e 20h15
Entrada Franca (Os ingressos serão distribuídos 30 min. antes de cada sessão).
Informações: www.favelaeissoai.com.br / – (31) 3282-3816
Texto: Cristiana Brandão e Fábio Santos