Mostra da Diversidade Cultural acontece sábado e domingo na Praça do Povo em João Monlevade

O evento, realizado pelo Favela é Isso Aí e integrante do programa Forma e Transforma, da Fundação ArcelorMittal, apresenta um panorama da cultura local

Cortejo da Associação Cultural dos Congados de Laranjeiras abre a programação

A Mostra da Diversidade Cultural: imagens da cultura popular toma conta da Praça do Povo, localizada na região central de João Monlevade, sábado e domingo, dias 24 e 25 de setembro de 2022, com uma variada programação que começa pela manhã e prossegue durante todo o dia. O evento é realizado pelo Favela é Isso Aí e faz parte do programa Forma e Transforma, da Fundação ArcelorMittal.  No sábado a Mostra começa às 10 horas e no domingo às 9 horas.

A edição 2022 da Mostra da Diversidade João Monlevade reúne 31 artistas e grupos selecionados através de edital e representa parte da cultura desenvolvida no município. Aguardam o público apresentações de teatro, música, dança, cultura popular, cortejos, desfiles de moda, movimento hip hop, inclusive feiras de artesanato e gastronomia e ações ecológicas. A Mostra conta também com uma programação descentralizada que inclui encontro cultural, oficina, grafite, batalhas de hip hop e exposição em loja.

O diretor artístico da Mostra da Diversidade, César Maurício, afirma que o evento contempla grupos diversos e é um retrato atual da arte e da cultura de João Monlevade. “Será possível ver representantes do Hip Hop se apresentando no mesmo palco que o coral mais antigo da cidade, por exemplo. Cortejos e apresentações das manifestações tradicionais da cultura local. A Mostra está para ser vista, admirada, degustada e levada para casa”.

No sábado, às 10 horas da manhã, um cortejo da Associação Cultural dos Congados de Laranjeiras inaugura a programação, seguido do projeto convidado Diversidade (desfile de moda), da Produtora Casting Tour e apresentações do Coral Monlevade, da cantora e musicista Nanda Abrahão, do musical Falas Negras, da AMAD – Associação Monlevadense de Afrodescendentes, do show de dança NAYD 10 anos de história: I’m Back e encerramento com o projeto Tambores do Morro. Ainda durante o dia haverá o lançamento do Jornal Rotha Cultural, que conta parte da história da constituição de João Monlevade. 

No domingo, a Mostra começa às 9 horas com shows dos grupos Atitude Verbal e Barraco 32, de Hip Hop, depois haverá distribuição de sementes e mudas de ipê, do Plantas e artes, espaço de brincadeiras do projeto A Arte de Brincar, samba e pagode com o Quintal do Degradê, exposição fotográfica e performance do Impressão…expressas, música e dança com Sabriny e Max, Grupo de Dança Bela Arte, desfile de moda Jovem Guarda da L’Office, mais dança com o projeto Projeto Freedom Dance e, por fim, encerrando o fim de semana, o Cortejo Folia da Vaca Mineira.

A programação conta ainda, no sábado e no domingo, com a Feira de Economia Popular e Solidária do Médio Piracicaba, com a participação de 30 expositores, inclusive Feira gastronômica com pratos, tira-gostos e lanches preparados pelo Solidariarte, além da virtual e interativa Exposição Coletiva Territórios e Memórias de um Povo, que reúne cinco artistas visuais da cidade.

Programação descentralizada

A Mostra da Diversidade em João Monlevade continua em ações que acontecem ainda no mês de setembro e outubro. A exposição Territórios e Memórias de um Povo ficará uma semana, de 26 de setembro a 1º de outubro, em cartaz na loja As Artiosas (Rua Armando Batista, 45 – Carneirinhos, João Monlevade), com obras de cinco artistas monlevadenses.

No dia 16 de outubro acontece uma edição do Piquenique Acordar Cultural, na Praça da Prefeitura de João Monlevade e no dia 23, os grupos de Hip Hop promovem uma ação coletiva no Centro comunitário do Cruzeiro Celeste (Rua Portugal, 41, Cruzeiro Celeste, João Monlevade), com batalha de rima, aula-show e grafite. 

Ainda em outubro acontece a oficina “Checklist para o seu projeto cultural”, com os temas: gestão, elaboração de projetos culturais e criação de portfólio. A oficina será ministrada na Prefeitura de João Monlevade e para participar os interessados devem se inscrever através de formulário online que será disponibilizado no instagram @mostradiversidademg. 

Depois de todas essas atividades, os selecionados no edital farão ações de contrapartida em escolas e entidades assistenciais do município. “As contrapartidas são fundamentais para ampliar os resultados de preservação do patrimônio imaterial de João Monlevade, assim como incentivar a realização de projetos culturais de valorização do artista local”, declara Lucas Vilela, especialista em Comunicação da ArcelorMittal.

A Mostra da Diversidade Cultural: Imagens da Cultura Popular é realizada pelo Favela é Isso Aí, integra o programa Forma e Transforma, promovido pela Fundação ArcelorMittal e é patrocinada pela ArcelorMittal, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Conta ainda com o apoio da Truim Brasil, Espaço Ampliar e Fundação Casa de Cultura, Prefeitura de João Monlevade.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA