Cidade de Deus (Sete Lagoas) População: 7800

O Conjunto Habitacional Ondina Vasconcelos de Oliveira, mais conhecido como Cidade de Deus (nome do projeto de construção), foi inaugurado em 1998 pelo o prefeito Marcelo Cecé.

O bairro que foi planejado para resolver a questão da moradia para a população com menor poder aquisitivo viveu as transformações, gradativamente, até chegar no que é hoje.

O Conjunto Habitacional Ondina Vasconcelos de Oliveira, mais conhecido como Cidade de Deus (nome do projeto de construção), foi inaugurado em 1998 pelo o prefeito Marcelo Cecé.

De acordo com informações da COHASA – Companhia Regional de Habitação de Sete Lagoas, o projeto inicial do loteamento contava com 6.014 lotes distribuídos em 220 quadras. A prefeitura forneceu a infra-estrutura e a Caixa Econômica Federal financiou o material. O custo por imóvel de 33 metros quadrados ficou em torno de 5 mil reais divididos em 20 anos de pagamento. A prefeitura implantou ainda um sistema de troca em que através da comprovação do pagamento do IPTU os moradores recebiam bônus que poderiam ser revertidos em material de construção. Alguns moradores também receberam o terreno por doação.

Segundo moradores mais antigos da comunidade, quando as famílias começaram a habitar o conjunto, muitas eram as dificuldades: ainda não existia iluminação, só tinha um telefone público na portaria do bairro e a lotação era só em dois horários por dia. Também não havia comércio nem escolas. De acordo com informações levantadas em pesquisa da equipe, a primeira etapa da iluminação foi inaugurada em 17 julho, cerca de um mês depois que os primeiros moradores chegaram.

A primeira Associação de Bairro foi fundada em 1999. O atendimento gratuito de saúde só foi implantando em 2002, com o programa PSF – Programa de Saúde da Família.

A primeira escola começou a funcionar na Casa Grande de uma antiga fazenda e atendia alunos da pré-escola e do ensino fundamental onde, atualmente, funciona a Escola Municipal Maria da Conceição Azeredo Dias. O bairro conta também com a Escola Municipal Juca Dias, fundada, por lei, em 99 começando a funcionar em julho de 2000 com ensino fundamental. O Cidade de Deus não tem escola de ensino médio. Há também um anexo da Escola Estadual Satíro Alvim e os programas EJA e Pró – Jovem.

No mesmo ano começaram os primeiros movimentos católicos e logo depois os evangélicos.

A partir do 2º semestre de 2009, o projeto Próximo Passo da Iveco numa parceria com as entidades COHASA, associação do bairro, igreja católica e Instituto RIA será instalada uma marcenaria e um viveiro de mudas.

Artistas