Regional Ravena (Sabará) População: 6000

A região de Ravena, antes denominada Nossa Senhora da Lapa ou, simplesmente, Lapa, começou a ser povoada em função da exploração do ouro, no século XVIII. A primeira igreja do arraial foi construída em 1700. Como os escravos não podiam frequenta-la, eles construíram sua própria igreja.

A região de Ravena, antes denominada Nossa Senhora da Lapa ou, simplesmente, Lapa, começou a ser povoada em função da exploração do ouro, no século XVIII. A primeira igreja do arraial foi construída em 1700. Como os escravos não podiam frequenta-la, eles construíram sua própria igreja. Ainda hoje, essas igrejas – a Matriz de Nossa Senhora da Assunção e a Capela de Nossa Senhora do Rosário, esta última construída pelos negros – permanecem no local.

Em 1738, já havia no local uma Companhia de Ordenança (JÚNIOR, Augusto de Lima, 1978). Essas companhias eram responsáveis por assegurar o controle dos portugueses sobre tudo que acontecia aqui na colônia. Em 1855, o arraial foi elevado a paróquia, com o nome de Nossa Senhora de Assunção. O senhor Florivaldo Ferreira Pinto, antigo morador de Ravena, ensina que os primeiros moradores da região vieram plantar lavouras para alimentar os escravos, já que o solo de Sabará não era muito propício.

Apesar da antiga relação entre o distrito e o município de Sabará, em 1938 um decreto transferiu-o para Santa Luzia. Somente 15 anos depois, o distrito voltou a pertencer a Sabará. A denominação Ravena, instituída em 1943, por meio de decreto, é uma homenagem ao frei Luís de Ravena, capuchinho italiano famoso por suas virtudes. Consta que até hoje alguns de seus pertences são conservados em uma capelinha do local.

A história de conquista de melhorias para a região está associada à mobilização dos moradores, por meio de mutirões e da associação comunitária, e ao poder público. O senhor Florivaldo comenta que “a ajuda do governo veio com a luz, com a água, com o posto médico e com as escolas”. Contudo, a própria população também fez sua parte para melhorar as condições do local. “Fizemos mutirão para ajudar a capinar ao redor do colégio, fizemos a sede da banda de música com mutirão, o asilo perto do cemitério também”, conta ele.

Atualmente, a regional apresenta muitos sítios pertencentes a pessoas de fora, sendo que cerca de 80% de seu território é rural.

Regional Ravena (Sabará)
Regional Ravena (Sabará)
Regional Ravena (Sabará)
Regional Ravena (Sabará)
Regional Ravena (Sabará)

Artistas