Vila Dias e São Vicente População: 1

As vilas Dias e São Vicente localizam-se entre os bairros Santa Tereza e Santa Efigênia, na região Leste de Belo Horizonte. Segundo dados da Urbel, as primeiras ocupações foram em 1948, quando cerca de cinco famílias ocuparam um terreno na região.

As vilas São Vicente e Dias são tão próximas que no local tem gente que acha que é a mesma comunidade.

As vilas Dias e São Vicente localizam-se entre os bairros Santa Tereza e Santa Efigênia, na região Leste de Belo Horizonte. Segundo dados da Urbel, as primeiras ocupações foram em 1948, quando cerca de cinco famílias ocuparam um terreno na região. Os barracos tinham telhado de lata e parede de adobe. Na década de 1950, outras pessoas também ocuparam o local. A ocupação se deu de forma pacifica, com os primeiros moradores cedendo parte da área. A luz era de lamparina, eles utilizavam fossa e tiravam água de cisterna.

Por volta da década de 60, uma fábrica de arroz, próxima à vila, atraiu vários trabalhadores que fixaram residência no local. A vila não possuía qualquer tipo de infra-estrutura. A luz era obtida através de gato e a água era fornecida pela Indústria de Parafusos São Lucas. O primeiro nome foi Vila do Paia, por causa da fábrica de arroz. Depois chamou-se Buraco Quente, porque o terreno era acidentado e o lugar era considerado violento. Atualmente, uma parte recebe o nome de Vila Dias, em homenagem a um dos primeiros moradores, e outra de Vila São Vicente, que fica na parte mais alta. Em 1982 uma enchente do Ribeirão Arrudas deixou várias famílias desabrigadas. Estas foram levadas para o Morro Alto, mas muitas não se adaptaram e acabaram ocupando espaços da Vila Dias, por ser mais próximo da área central da capital.

As duas vilas ficam ao lado das Torres Gêmeas, ocupação que completa agora em 2009, dez anos. No final da década de 80 várias famílias, principalmente de catadores de papel, ocuparam os dois prédios de 17 andares e com 134 unidades. Hoje os compradores que nunca tiveram acesso as unidades das construções inacabadas lutam na justiça pela divisão da massa falida das empresas que eram responsáveis pelo empreendimento.

Calendário

FestaMêsDiaLocal
CarnavalFevereiroAssociação Comunitária Vila Dias
Dia das CriançasOutubro12Associação Comunitária Vila Dias
Festa JuninaJunhoAssociação Comunitária Vila Dias
NatalDezembro25Associação Comunitária Vila Dias
Vila Dias e São Vicente
Vila Dias e São Vicente
Vila Dias e São Vicente
Vila Dias e São Vicente
Vila Dias e São Vicente
Vila Dias e São Vicente
Vila Dias e São Vicente
Vila Dias e São Vicente
Vila Dias e São Vicente
Vila Dias e São Vicente
Vila Dias e São Vicente
Vila Dias e São Vicente
Vila Dias e São Vicente
Vila Dias e São Vicente
Vila Dias e São Vicente

Artistas

A pesquisa realizada pela equipe da ONG Favela é Isso Aí e correspondente bolsista das comunidades revelou que existem pelo menos 12 artistas solos e grupos culturais nas vilas Dias e São Vicente. A maior parte da produção artística é na área da Música, somando 04 cadastros (33,33%). Em segundo lugar estão as áreas do Artesanato e da Dança com 03 cadastros (25%) cada nas comunidades. Foram cadastrados um artista plástico e um bloco caricato (8,33%). A maior necessidade relatada é a de recursos materiais e financeiros para produção do trabalho artístico, citada por 11 dos artistas (91,66%). Seis (50%) disseram ter necessidade de divulgação de seu trabalho.