Vilas Nova Cachoeirinha I, II e IV e Del Rey População: 5000

A Nova Cachoeirinha, perto do bairro Cachoeirinha, era divida, oficialmente entre I, II, III e IV, embora os limites não sejam, precisamente, reconhecidos pelos moradores.

As vilas Nova Cachoeirinha I, II, IV e Dey Rey são tão próximas que se confunde na história e nos limites.

Nova Cachoeirinha (I, II)

A Nova Cachoeirinha, perto do bairro Cachoeirinha, era divida, oficialmente entre I, II, III e IV, embora os limites não sejam, precisamente, reconhecidos pelos moradores. A vila III já não existe mais, foi desapropriada pra a obra de duplicação da Avenida Antônio Carlos, no cruzamento com Bernardo Vasconcelos. As vilas Nova Cachoeirinha I e II ficam próximas ao Bairro Ermelinda, ao lado esquerdo de quem segue para a Pampulha, na regional noroeste da capital. A região das vilas I e II também é denominada Morro do Santa Cruz. O local recebeu esse nome em função do Cruzeiro, no alto do morro. O início da ocupação foi por volta de 1946. Alguns dos moradores mais antigos contam que havia um campo de futebol rodeado de mato, onde algumas pessoas iam buscar lenha e acabaram ocupando. De acordo com a Urbel, a falta de água, durante muitos anos, foi a principal dificuldade dos moradores. Apenas em 1962, o Departamento de Bairros Populares furou um poço artesiano, depois vieram as caixas d’água na parte alta que sempre geravam briga porque eram insuficientes. Para Georgino de Assis Fernando, um dos moradores mais antigos da região, hoje, a principal carência é a falta de um lugar para a prática de esportes e um centro cultural que atenda a comunidade.

Vila Del Rey

A vila Del Rey é mais conhecida como Aldeia, também está localizada na Avenida Antônio Carlos, ao lado das vilas II e II, mais próxima ao anel rodoviário. A vila começou a ser povoada em 1988 e foi batizada de Aldeia, por causa das muitas casas de madeira. Segundo a Urbel, as empresas responsáveis pela instalação do esgoto e luz se recusaram durante anos a realizar estes serviços em função dos conflitos com os donos do terreno. O fato das casas serem de madeira gerou vários incêndios, além da falta de proteção também ter causado acidentes com automóveis, que caíam nas casas mais próximas à BR. O projeto de construção de melhorias só foi realizado a partir do momento que foi criada uma associação.

Vila Bananal ou Nova Cachoeirinha IV

A vila Bananal recebeu esse apelido porque os primeiros moradores vieram de uma cidade do interior de Minas de mesmo nome. Ela fica na Avenida Antônio Carlos, mas ao lado direito de quem segue para Pampulha, próximo ao local onde ficava a Vila III. O terreno era uma área de muito mato onde quase todos os moradores eram parentes. Não houve conflito porque os lotes foram comprados e não ocupados.

Calendário

FestaMêsDiaLocal
Festa do Santa CruzMaio3Rua Frei do Desterro – praça do cruzeiro
Festa JuninaJunhoRua Frei do Desterro – praça do cruzeiro
ReveillonDezembro31Nas ruas do Bananal e casas de amigos
Vilas Nova Cachoeirinha I, II e IV e Del Rey
Vilas Nova Cachoeirinha I, II e IV e Del Rey
Vilas Nova Cachoeirinha I, II e IV e Del Rey
Vilas Nova Cachoeirinha I, II e IV e Del Rey
Vilas Nova Cachoeirinha I, II e IV e Del Rey
Vilas Nova Cachoeirinha I, II e IV e Del Rey
Vilas Nova Cachoeirinha I, II e IV e Del Rey
Vilas Nova Cachoeirinha I, II e IV e Del Rey
Vilas Nova Cachoeirinha I, II e IV e Del Rey

Artistas

A pesquisa realizada pela equipe da ONG Favela é Isso Aí e correspondente bolsista das comunidades revelou que existem pelo menos 13 artistas solos e grupos culturais nas vilas nova cachoeirinha I, II e IV e vila del rey. A maior parte da produção artística é na área do Artesanato, somando 05 cadastros ](38,46%). Em segundo lugar estão as áreas da Dança e Música com 03 cadastros cada (23,07%). Em terceiro a área de Artes Plásticas representada por 02 cadastros (15,38%). As maiores necessidades relatadas são as de recursos materiais e financeiros para produção do trabalho artístico citada por 09 artistas (69,23%), e necessidade de espaço para produzir, ensaiar, expor e/ou apresentar seu trabalho citada também por 09 artistas (69,23%). Três (23,07%) disseram ter necessidade de divulgação de seu trabalho.