João Monlevade Minas Gerais
Participante da Mostra da Diversidade Cultural desde a Edição 2022, o município de João Monlevade tem perfil essencialmente industrial – além de ser polo regional de comércio e serviços – e está localizado na região do Médio Piracicaba. Sua origem está ligada à extração do minério de ferro e à atividade metalúrgica, com a instalação da Companhia Siderúrgica Belgo- Mineira, hoje ArcelorMittal.
O nome da cidade é uma homenagem ao engenheiro francês Jean Antoine Félix Dissandes de Monlevade, que no início do século XIX mudou-se para São Miguel do Piracicaba onde construiu uma forja catalã – processo que à época era usado para a produção de ferro e aço.
Em torno da forja foi se desenvolvendo um núcleo de habitação, cuja expansão gradativa deu origem ao atual município, que cresceu e se tornou um polo regional.
João Monlevade registra várias iniciativas de arte e cultura popular, mapeadas e já premiadas pela Mostra da Diversidade Cultural. Em sua primeira edição na cidade, em 2022, a Mostra contemplou 31 iniciativas, inclusive duas ações coletivas, que revelam um panorama atual da diversidade cultural da cidade.
Destacam-se os grupos de congado e folia; a capoeira; a produção artesanal – em variados tipos de produtos e suportes materiais, entre os quais trabalhos em madeira, tecido, estandartes e peças religiosas; a música, em variados estilos, desde a seresta até o hip hop, passando pelo samba, rock e MPB; a dança; as artes visuais e outras linguagens.
Em suma, João Monlevade é uma cidade rica em termos de diversidade que abrange desde grupos tradicionais às culturas contemporâneas, LGBTQIAPN+ além de movimentos afro urbanos que reverberam pelos quatro cantos da cidade.