Juiz de Fora Minas Gerais
A Mostra da Diversidade Cultural Imagens da Cultura Popular atua em Juiz de Fora desde sua edição 2022, a convite da Fundação ArcelorMittal.
O município de Juiz de Fora está localizado na região da Zona da Mata, na bacia do Rio Doce e seus afluentes. Sua origem está ligada ao Caminho Novo, estrada criada nos tempos coloniais para transportar o ouro das minas até o porto do Rio de Janeiro com mais segurança, evitando o contrabando e a sonegação de impostos.
A antiga localidade de Santo Antônio do Paraibuna, cujo nome foi alterado, em 1865, para Juiz de Fora, com o tempo, tornou-se a principal cidade da região e a segunda maior do estado, com 540.756 mil habitantes (IBGE 2022).
Localizada na rota de passagem do Caminho Novo, da Estrada de Rodagem União e Indústria e da Estrada de Ferro Dom Pedro II – que ligavam Minas Gerais ao Rio de Janeiro – a localidade passou pelos ciclos econômicos do ouro, do café e da industrialização, até se transformar no polo regional que é hoje.
Várias matrizes culturais formaram sua identidade, o que faz com que Juiz de Fora possua uma diversidade de bens culturais, muitos deles reconhecidos como patrimônio cultural. São mais de 170 bens tombados – entre edificações, conjuntos arquitetônicos e paisagísticos, estruturas urbanísticas, móveis e integradas.
Os bens culturais imateriais registrados ou inventariados também são significativos, com destaque para a Capoeira, O Batuque Afro-brasileiro de Nelson Silva, as 11 Folias de Reis cadastradas pelo IEPHA e muitas outras expressões da cultura popular, tradicionais e urbanas, que ultrapassam as memórias e histórias “oficiais”.
Nesse leque se incluem as ancestralidades africanas, as culturas afrourbanas, as identidades LGBTQIAPN+, dentre outros movimentos em constante processo de ressignificação nas suas trajetórias de lutas e resistências.
Reconhecendo a importância da cultura popular, a Mostra da Diversidade Cultural vem fomentando uma variedade de iniciativas afroculturais ao longo de sua atuação no território juiz-forano, através de um trabalho de formação, profissionalização, intercâmbio, difusão e premiação financeira de grupos representativos destes movimentos.